segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Exposições no Evangelho de Mateus - 8ª Mensagem 5.1-3

TÍTULO: INTRODUÇÃO AO SERMÃO DO MONTE: ESPIRITUALMENTE MISERÁVEIS

TEXTO: MATEUS 5.1-3

INTRODUÇÃO:
Hoje vamos sobrevoar sobre o sermão do monte, a ideia é termos uma visão geral de um dos sermões mais longos do Senhor. E depois, nas próximas mensagens, aterrissaremos nele e faremos um tour conhecendo cada parágrafo.
Antes de detalhar cada parte específica do sermão do monte, precisamos ter uma visão geral dele para não tratarmos esse sermão como um conjunto de regras que devem ser vividas. Existe um propósito altamente Cristocêntrico nesse sermão.
“O sermão do monte é de todas as mensagens de Jesus a mais mal interpretada. Uns dizem que é o plano de salvação de Deus e que, se desejamos ir para o céu um dia, devemos obedecer a suas regras. Outros o chamam de "tratado em prol da paz mundial" e instam as nações da Terra a aceitá-lo como tal. Outros, ainda, dizem que o sermão do monte não se aplica aos dias de hoje, mas que valerá para um tempo futuro, talvez durante a tribulação ou no reino milenar”. Wiesber
Mas antes, eu quero levá-los a pensar comigo numa situação que talvez a grande maioria aqui já passou.


Irmãos e irmãs, você já se sentiu esmagado? Destruído? Sem força nenhuma, quase desmaiando, vendo tudo escurecendo e sem forças para mudar a situação? Eu comecei a fazer jiu-jitsu novamente. Lá onde treino tem uns caras grandões, durões mesmo. No segundo dia de treino quase desmaie no final. Quando chegava em casa passava meia hora sentado numa cadeira sem conseguir me levantar... Você já se sentiu assim? Sabia que é assim que nos sentimos quando estudamos de verdade o sermão do monte? Levamos uma surra espiritual tão grande que ficamos no pó, vamos com a cara ao chão.
Jesus começa a ensinar um povo enraizado na religiosidade farisaica da época. Os fariseus formavam a elite religiosa daquele tempo. A religião era baseada em suas tradições e regras que nasceram das interpretações da lei. Muitas daquelas pessoas confiavam sua salvação em sua religião. Quanto mais tinha aparência de religiosa, mais próximo de Deus se estava. A aparência externa era o que mais importava para eles.
Jesus sabendo dessa situação e conhecendo o coração do homem sabia que era necessário que o coração deles fosse triturado, fossem humilhados levados ao pó.  Então Ele começa a ensinar os requisitos para entrar no Reino de Deus. Jesus ensina um tipo de religião que antes de ser exteriorizada, ela atinge nosso interior, com força tal, que somos levados ao chão com ímpeto, como se tivéssemos sido atropelados por um caminhão ou lutado jiu-jitsu com os caras grandões da minha academia até o ponto de desmaiar!
Conforme vimos na mensagem passada, Ele começa pregando “Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus”. Deveria haver uma mudança radical primeiro no coração daquelas pessoas. E o sermão do monte é um dos ensinos mais devastadores de Jesus. O sermão do monte é justamente Jesus entrando no fundo do nosso coração e expondo a justiça requerida para entrarmos no Reino dos céus, a qual nós não temos” David Merk.
Jesus disse que se vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo algum entrarão no reino dos céus. “Para o povo em geral, os escribas e fariseus eram as pessoas mais santas da comunidade! Se eles não haviam conseguido encontrar essa justiça, que esperança haveria para o restante do povo?”

É pensando nisso que entendo a Grande Ideia do sermão do monte como sendo a seguinte:

GRANDE IDEIA: O sermão do monte expõe nossa miséria espiritual e nos conduz para Jesus.

Corremos para os pés de Cristo porque enxergamos nossa incapacidade espiritual para cumprir os requisitos para entrar no Reino.

Por isso, eu entendo que o verso 3 é versículo chave de todo o sermão do monte. E é do verso 1 ao 3 que vamos ler agora.

PONTO 1 – Existe um Reino que está acima dos reinos deste mundo e o Rei desse Reino é mais poderoso do que tudo e todos (v. 3b).
A) EXPLICAÇÃO:
O Evangelho de Mateus trabalha bastante esse conceito de Reino de Deus ou Reino dos céus.
Mt 3:2 Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.
Mt 4:23 pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo.
Mt 5:3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. (Só no sermão do monte, a expressão aparece 9x).
O pr. Mauro Meister fez um estudo de quantas vezes essa expressão Reino de Deus aparece na Bíblia*.
REINO – SALMOS
Sl 22:28 Pois do SENHOR é o reino, é ele quem governa as nações.
Sl 45:6 O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; cetro de equidade é o cetro do teu reino.
Sl 103:19 Nos céus, estabeleceu o SENHOR o seu trono, e o seu reino domina sobre tudo.
REINO – SALMOS – CRIAÇÃO
47 1Batei palmas, todos os povos; celebrai a Deus com vozes de júbilo. 2 Pois o SENHOR Altíssimo é tremendo, é o grande rei de toda a terra...
... 7 Deus é o Rei de toda a terra; salmodiai com harmonioso cântico. 8 Deus reina sobre as nações; Deus se assenta no seu santo trono.
93:1 Reina o SENHOR. Revestiu-se de majestade; de poder se revestiu o SENHOR e se cingiu. Firmou o mundo, que não vacila.
96:10 Dizei entre as nações: Reina o SENHOR. Ele firmou o mundo para que não se abale...
97:1 Reina o SENHOR. Regozije-se a terra, alegrem-se as muitas ilhas.
DE ONDE OS SALMISTAS TIRARAM ESSAS IDEIAS?
• Leia Gênesis 1 & 2!
• O criador, soberano, senhor...
• A vontade dele é feita absolutamente
• Ele tem a voz de comando (faz ouvir a sua voz) e forma (sem forma) e firma (estabelece) o mundo, que não se abala.
• É impossível ler o AT & NT sem o claro conceito do Reino desenvolvido no Pentateuco.
COLOSSENSES 1:13 - ELE NOS LIBERTOU
13 Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor:

C) APLICAR:
Deus Reina sobre tudo, mas para alguns, seu reinado é de ira. Esses são os que fazem parte do reino das trevas. São aqueles que vivem sua vida da forma que o mundo rege e não da forma que agrada a Deus.  
Mas existe o Reino do filho do seu amor. Esse é o Reino dos céus ou Reino de Deus no sentido que Jesus fala aqui no verso 3 de Mateus.

FRASE DE TRANSIÇÃO: Mas como fazer parte desse Reino? Será que é cumprindo todas as exigências do sermão do monte?

GRANDE IDEIA: O sermão do monte expõe nossa miséria espiritual e nos conduz para Jesus.

PONTO 2 – O sermão do monte expõe nossa incapacidade de justiça própria (Cap. 5/6/7)
A) EXPLICAÇÃO:
O estilo de vida, caráter que Jesus descreve no sermão do monte é de uma pessoa que, tirando primeiro por mim, nenhum de nós jamais teríamos condições suficientes para cumprir. Basta olharmos para o sermão do monte e olhar para nós que veremos o grande abismo que existe.

Ainda que eu vivesse um milhão de vidas, jamais conseguiria viver de forma integral o que o Sermão do monte requer de nós!

Ou nós temos vivido integralmente isso?
5: O crente diante da lei de Deus e seus requisitos;
6:  Vida do crente diante de Deus, em total submissão a Ele, em dependência total e exclusiva;
7: Vida sob o escrutínio de Deus.
Vamos fazer uma comparação da nossa vida e do sermão do monte?
V. 8. Nosso coração é puro? V.13 Conseguimos ser sal da terra para preservar o ambiente e luz do mundo para refletir a glória de Jesus onde estivermos?  V.19 Temos obedecido todos os mandamentos da lei? V. 22 Temos nos encolerizado sem motivo com nossos irmãos. Temos ofertado com um coração livre de mágoas e rancor? V.28 Temos olhado para mulheres sem adulterar em nosso coração? V.37 Nosso falar tem sido sim, sim e não, não? V.39-42 Se alguém bate em nossa face oferecemos o outro lado? Se alguém nos obriga a andar uma milha, andamos com ele duas? Se pedem nossa túnica damos também nossa capa? Damos a quem nos pedir e não nos desviamos das pessoas que sabemos que vão nos pedir? V.44 Amamos os nossos inimigos?
Fechando a questão para eu fazer o apelo: 5.48: Sede vós, pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.
Temos vivido, conforme o capítulo 6 nos fala? Ou seja, temos feito tudo na nossa vida para Deus ao invés de ser para impressionar os homens com uma falsa capa de piedade?
Se para entrarmos no Reino dos céus tivéssemos que ter um caráter assim, o que seria de nós? A questão não é cumprir regras e tradições, mas é ter um novo caráter, um novo coração. Nós somos totalmente desmontados. Percebemos a carência do nosso coração e a miséria da vida espiritual que temos.

FRASE DE TRANSIÇÃO:
Nós tomamos consciência disso e percebemos que ainda não somos assim! Nós ainda não cumprimos essas qualificações.
Mas sabe qual é a notícia mais extraordinária do sermão do monte?

GRANDE IDEIA: O sermão do monte expõe nossa miséria espiritual e nos conduz para Jesus.
Corremos para os pés de Cristo porque enxergamos nossa incapacidade espiritual para cumprir os requisitos para entrar no Reino.

PONTO 3 – O sermão do monte nos conduz para Jesus (Cap. 5/6/7)
A) EXPLICAÇÃO:
É mostrar que Jesus é! Eu não sou, mas o meu redentor é! E Ele vive! E Ele se levantará em meu favor!
Jesus foi o único que cumpriu todas essas qualificações descritas no sermão do monte.
Ele no último capítulo do sermão clama: Mateus 7:7-11

"Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta. "Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir peixe, lhe dará uma cobra?
Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!
Então o que nos resta agora? Somente correr para os pés de Cristo. É isso o que o bem-aventurado faz.

CONCLUSÃO
A) RECAPITULAR:
GRANDE IDEIA: O sermão do monte expõe nossa miséria espiritual e nos conduz para Jesus.
Corremos para os pés de Cristo porque enxergamos nossa incapacidade espiritual para cumprir os requisitos para entrar no Reino.

1.    Existe um Reino que está acima dos reinos deste mundo e o Rei desse Reino é mais poderoso do que tudo e todos
2.    O sermão do monte expõe nossa incapacidade de justiça própria

3.    O sermão do monte nos conduz para Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário