segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Exposições no Evangelho de Mateus - 1ª Mensagem 1.1-17

TÍTULO: JESUS É O MESSIAS PROMETIDO POR DEUS PARA NOS SALVAR

TEXTO: Mateus 1.1-17

INTRODUÇÃO: Mateus era um cobrador de impostos. A maioria deles roubava o dinheiro do povo pedindo a mais do que devia.  Mas um dia ele foi alcançado pela graça de Deus e se tornou um dos discípulos de Jesus que foi escolhido para ser um dos doze apóstolos.
*Cada Evangelho tem seu aspecto particular, cada um tem seu objetivo especial.
O povo escolhido por Deus era o povo judeu que durante um longo período estava debaixo de aperto, sendo subjugado por vários povos. Eles esperavam a vinda do Messias prometido para se livrarem do sofrimento terreno e retomarem a riqueza e paz que tinham como nos dias do grande Rei Davi e Salomão.
Diante disso, o livro o Evangelho segundo Mateus foi escrito tendo como principal objetivo proclamar as Boas Novas acerca de Jesus. Mateus nos mostra que:

GRANDE IDEIA: Jesus é o Messias prometido por Deus para nos salvar, sendo atestado por sua descendência real.


PERGUNTA INTERROGATIVA: Como podemos saber que Jesus era realmente aquele que veio para nos salvar dos nossos pecados?

TRANSIÇÃO INICIAL: Faremos a análise desse texto e veremos
PONTO 1 – A descendência de Jesus comprova que Ele é o Messias prometido (v. 1 – 17)
A) EXPLICAÇÃO: Mateus começa o seu livro concedendo à Jesus o título de Cristo, ou Messias, além de chamá-lo de filho de Davi, o famoso rei de Israel e Abraão a quem os judeus tinham como pai, o pai de todos os judeus. Então ele começa a descrever desde Abraão passando por Davi até chegar a Jesus sua descendência. Essa foi a maneira de Mateus mostrar que as promessas que diziam que o Messias viria da descendência de Davi se cumpriam em Jesus (Is. 11.5). Ele também mostra que até nos três momentos singulares da história do povo Judeu estavam apontando para que Jesus fosse realmente o Messias.
B) ILUSTRAR: Messias ou Cristo não era o sobrenome de Jesus, mas um título dado a Ele que significa “ungido”. Somente os reis, sacerdotes e os profetas eram ungidos, isso era uma forma de mostrar que eles eram homens escolhidos por Deus para uma obra específica.
Assim como nos nossos dias, para se ganhar uma herança é necessário comprovar o grau de parentesco com o falecido, da mesma forma Mateus comprova que Jesus é da mesma descendência de Davi e Abraão, dando a Ele autoridade suficiente para ser o Messias.

C) APLICAR: Deus quer que creiamos que Jesus é o salvador prometido por Deus.
Podemos aprender através da genealogia de Jesus que Deus usou pessoas fracas e pecadoras assim como nós, mas que se colocaram à disposição de Deus.

Passamos por vários momentos bons e ruins na nossa vida, mas chega num desses momentos que é o tempo de Deus fazer parte do nosso viver, assim como o povo de Israel tinha chegado no tempo do Messias, Deus nos dá hoje a oportunidade de desfrutar da presença Dele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário