segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Exposições no Evangelho de Mateus - 3ª Mensagem 2.1-12

TÍTULO: O REI É REVERENCIADO PELOS REIS MAGOS

TEXTO: Mateus 2.1 - 12

INTRODUÇÃO: Ilustração de um presente inesperado ligado ao fato da revelação dada por Deus aos magos.

PERGUNTA INTERROGATIVA: O que a chegada de Jesus produziu trouxe para a humanidade?

GRANDE IDEIA: A chegada do Rei trouxe alegria para os gentios, indiferença e rejeição dos judeus, salvação aos homens e louvor para Deus.


PONTO 1 – A chegada do Rei traz alegria para os gentios (v. 1 – 2)
A) EXPLICAÇÃO: Os magos vieram de longe para verem o Rei que havia nascido em Belém. Esses magos vieram do oriente e despertaram considerável interesse, pois eles não eram judeus, nem moravam em Jerusalém. Não sabemos muito acerca desses homens, mas pelas suas ações descritas no Evangelho podemos entender que eles eram homens sábios que vieram de muito longe para encontrar o Rei dos judeus.
Estes homens tinham uma pergunta: v2 diz, “Onde está aquele que é nascido Rei dos judeus?” Eles haviam recebido uma revelação da parte de Deus acerca do nascimento de Cristo. Uma estrela brilhou para eles e foram em busca da verdadeira Luz, que é Cristo.
Esses homens estavam convencidos de tal forma que eles só queriam saber onde estava o menino para o adorarem. Como William Hendriksen diz “Não se nos dá uma descrição detalhada da estrela. Não se nos diz quantos magos eram, como estavam vestidos, como morreram e etc. Tudo isso, e muito mais, foi intencionalmente deixado envolto em sombra com o fim de que contra esse fundo escuro a luz pudesse brilhar com maior resplendor. Esses magos, quem quer que tenha sido, de onde quer que tenham vindo, vieram para adorá-lo!”
C) APLICAR: Deus um dia lhe revelou o Seu Filho, Jesus Cristo. O que você tem feito por Ele? Esses homens, após obterem essa revelação andaram quilômetros de distância para encontrarem o Rei, e nós temos nos disposto a fazer o que for preciso para nos encontrarmos com o Rei durante nosso dia? Tenha um coração predisposto para Deus.
Deus quer revelar Seu filho Jesus esta noite, não é meramente um conhecimento intelectual acerca de quem é Jesus, mas um encontro com Ele. Temos que ter um coração como desses magos.
Uma das atitudes mais extraordinárias desse verso 2 é a resolução desses homens! Ora se eles estavam busca de um Rei, quando o encontrasse, eles poderiam muito bem pedir-lhe bênçãos, riquezas, ou um lugar de honra. Mas eles simplesmente vão em busca dele para adorá-lO! Quantos de nós servimos a Jesus simplesmente pela vontade de adorá-lO? Quantos de nós ao chegarmos perto de Cristo em oração, ao invés de dizermos para Ele, Senhor me dá isso, ou me dê aquilo, dizemos: Senhor, Tu és grande! Senhor, Tu és maravilhoso! Senhor, Tu és tudo para mim?

Repetir a TESE: A chegada do Rei traz alegria para os gentios, indiferença e rejeição para judeus, mas salvação aos homens e louvor para Deus.

PONTO 2 – A chegada do Rei gera indiferença e rejeição da parte dos judeus (v. 3 – 8)
A) EXPLICAÇÃO: Herodes e toda a Jerusalém ficaram aterrorizados, perturbados, alarmados, alvoroçados, mas não por terem recebido uma boa notícia, mas talvez uma má notícia, principalmente devido Herodes, pois ele era o chamado “rei dos judeus”. Herodes era um assassino por excelência. Tanto a história secular, como a bíblica nos mostram isso.
Ele manda chamar os principais dos sacerdotes e escribas do povo para saber onde Cristo nasceria. Aqueles homens tinham conhecimento das Escrituras, mas eles não demonstraram nada pela chegada do Rei. Foram totalmente indiferentes.
Após obter as informações ele chama os magos e os despacha, com o objetivo de que eles o encontrem e o diga para ele poder executar seus planos diabólicos. Herodes não queria adorá-lO, mas matá-lo (conf. Verso 13). Isso mostra a rejeição total contra o Filho de Deus.
C) APLICAR: A elite religiosa de Israel nem se importou com o seu Rei! Nem sempre os grandes religiosos são os que mais honram a Cristo. Nossa religião não deve nos cegar em relação a majestade de Jesus. As tradições, o orgulho, o desejo de ser reconhecido. Tudo isso nos faz ficar indiferentes em relação ao Senhor. Teremos mero conhecimento intelectual sobre, mas sem o acompanhamento da graça Divina no coração.
A rejeição de Herodes se manifestou de forma cruel, mas nem sempre é dessa forma, talvez seja manifestada por alguns de nós quando nos recusamos a servir a Deus. O principio de Herodes era que ele queria ser o dono da vida dele, não queria ter ninguém acima dele, nem mesmo Deus! Nossa vida grita bem mais alto do que nossas palavras e ela mostra a quem realmente servimos.

Repetir a TESE: A chegada do Rei traz alegria para os gentios, indiferença e rejeição para judeus, mas salvação aos homens e louvor para Deus.

PONTO 3 – A chegada do Rei traz salvação aos homens e louvor para Deus  (v. 9 – 12)
A) EXPLICAÇÃO: Deus direcionou aqueles homens até eles encontrarem o menino. A estrela surge novamente e de forma extraordinária mostra o local onde Jesus estava.
Ao verem o menino aqueles homens alegram-se, não com um simples risinho acanhado, mas com uma alegria enorme. Grande alegria porque Eles encontraram o Rei! No original quer dizer: “Alegraram-se excessivamente com grande alegria”.
Aqueles homens prestam a homenagem adequada a Jesus. A adoração que prestaram e suas dádivas foram aceitas aos olhos de Deus. O propósito era honrá-lO. “O ouro sugere realeza. O incenso sempre ocorre como referência ao serviço prestado a Deus, uma oferenda feita a Ele. A mirra era usada por um homem mortal, para fazer sua vida mais prazerosa, sua dor menos cruel e sua sepultura menos repulsiva”.
C) APLICAR: Deus quer sempre nos levar até Cristo. Ler e ouvir a Palavra de Deus é uma forma Dele executar esse Seu plano.
A alegria invadiu o coração daqueles homens, o cansaço foi embora, a fome, a tristeza e etc. A verdadeira alegria para o homem está em Deus.
Esses homens buscavam agradar o seu Rei e honrá-lo. A fé deles era uma fé que deleitava-se em  Deus. E assim deve ser a nossa fé. Se não sinto o prazer em servir a Deus e amá-lO, devo examinar a minha fé e pedir a Deus que mude a minha vida. E é isso o que vamos fazer agora.

Repetir a TESE: A chegada do Rei traz alegria para os gentios, indiferença e rejeição para judeus, mas salvação aos homens e louvor para Deus.

CONCLUSÃO: O maior presente de Deus para nós foi Seu Filho Jesus Cristo. Que possamos sentir alegria por tê-lO conhecido e por fazer mais pessoas conhecê-lO, que toda indiferença e rejeição sejam arrancadas do nosso coração, e que nossa vida seja uma oferta constante de louvor a Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário