segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Exposições no Evangelho de Mateus - 2ª Mensagem 1.18-25

TÍTULO: O NASCIMENTO DO REI

TEXTO: Mateus 1.18 - 25

INTRODUÇÃO: Mateus continua narrando a história de Jesus e aqui ele vai nos falar sobre o seu nascimento. Existe uma época do ano muito se fala sobre o nascimento de Jesus, é o período que chamamos de Natal. Mas infelizmente poucos têm a noção do que realmente significa o Natal para as nossas vidas. O comércio se aproveita dessa data para atingir seu ápice de vendas, as pessoas aproveitam para se confraternizarem com amigos e família, mas continuam vivendo longe de Cristo.
Devemos entender que o nascimento de Jesus significa que o maior marco da história da humanidade aconteceu! Deus se fez homem para salvar pecadores.

PERGUNTA INTERROGATIVA: O que o nascimento de Jesus nos revela sobre Ele?
TRANSIÇÃO INICIAL: Faremos a análise desse texto e veremos que:


GRANDE IDEIA: O nascimento extraordinário de Jesus aponta para Sua natureza divina e humana, Sua missão salvadora e para a fé que devemos ter Nele.

PONTO 1 – O nascimento extraordinário de Jesus aponta para Sua natureza divina e humana (v. 18 – 20)
A) EXPLICAÇÃO: O nascimento de Jesus foi o mais extraordinário de todos. Não existiu nem existirá ninguém na face da terra que tem condições de nascer da mesma forma como Cristo. O escritor narra o fato de um casal chamado de Maria e José que estavam prometidos em casamento, e Deus executa Seu plano perfeito através desse casal, a graça de Deus caiu sobre eles. Deus fez gerar em Maria Seu Filho através da ação do Espírito Santo e da forma que só Ele pode. José era um homem justo e quis deixar Maria pensando que havia sido traído, mas Deus revela a José que aquilo era o plano do Senhor e aquele menino que iria nascer, seria o nosso Salvador.
Maria teria um filho, mas esse Filho foi gerado pelo Espírito Santo. Esse Filho tinha a essência de Deus Nele. O próprio Deus se fez carne para nascer como homem. Essa ação do Espírito trouxe Deus ao mundo, por isso entendemos que Jesus é Divino.
O senhor Jesus também é homem. Ele nasceu de uma mulher. Ele não veio do céu em forma de Espírito, mas em carne e osso, assim como nós.
Existem duas naturezas em Cristo que são permanentemente distintas e são unidas em uma pessoa” (Concílio de Calcedônia).
Cristo deve ser ao mesmo tempo Deus e homem para que possa ser o mediador entre Deus e o homem, fazer expiação pelo pecado, e ser um Sumo Sacerdote empático.
C) APLICAR: Assim como José e Maria Deus quer usar você como um instrumento de execução do plano de Deus. Seja um canal de benção na vida das pessoas levando a Palavra de Deus.
Consequências da humanidade e divindade de Jesus: 
Jesus é a ponte entre nós e Deus, Ele é o mais perfeito mediador
Ele foi perfeito em Sua vida terrena, nunca pecou e isso fez Dele capaz de morrer pelos nossos pecados.
Ele é nosso Sumo sacerdote que se compadece de nós e nos entende, porque passou pelas mesmas tentações.

Repetir a TESE: O nascimento extraordinário de Jesus aponta para Sua natureza divina, Sua missão salvadora e para a fé que devemos ter Nele.

PONTO 2 – O nascimento de Jesus aponta para sua missão de ser nosso Salvador e estar sempre conosco (v. 21 – 23)
A) EXPLICAÇÃO: O anjo continua revelando a José qual seria a missão do menino que nasceria. Ele seria o salvador do Seu povo. O libertador tão esperado pelo povo de Israel estava prestes a nascer, Aquele que havia sido prometido desde o capítulo três de Gênesis, a Adão e Eva estava chegando. 
O nome de Jesus aponta para Sua missão. Ele veio nos salvar dos nossos pecados, não era dos pecados Dele, nem dos anjos, mas dos nossos. Todos nós pecamos e carecemos de Jesus para sermos perdoados.
Ele além de nos perdoar, está conosco todos os dias. Deus se fez homem para cumprir Sua missão, mas também continua conosco através do Seu Espírito que habita naquele que Nele crer.
C) APLICAR: Nossa salvação está em Cristo. Ele veio com este propósito específico. Talvez você ouça alguém prometendo riquezas, bens, barganhas com Deus, mas saiba que Jesus lhe promete a vida eterna.
Devemos reconhecer que somos pecadores e que carecemos do perdão de Deus, mesmo depois de confessá-lo ainda pecamos, porque nossa natureza é inclinada ao erro, mas a obra de Cristo foi em nosso favor e quando nos entregamos a Ele encontramos refrigério para nossa alma e alívio para nossos corações.
Não estamos sozinhos, não fomos abandonados, Deus está conosco.

Repetir a TESE: O nascimento extraordinário de Jesus aponta para Sua natureza divina, Sua missão salvadora e para a fé que devemos ter Nele.

PONTO 3 – O nascimento de Jesus foi fruto da obediência de Maria e José por acreditarem que Ele é o Messias prometido (v. 24 – 25)
A) EXPLICAÇÃO: José poderia ter duvidado daquele sonho. Mas ele sabia que essa promessa era a que eles esperavam o Salvador e ele creu na Palavra de Deus.
José obedeceu e creu no Messias.
C) APLICAR: Não deixe o inimigo colocar dúvida em seu coração quanto a Palavra de Deus, foi isso o que ele fez com Eva no jardim do éden. Creia na Palavra de Deus, ela vai se cumprir.
Creia em Jesus, Ele é o salvador das nossas vidas.

Repetir a TESE: O nascimento extraordinário de Jesus aponta para Sua natureza divina, Sua missão salvadora e para a fé que devemos ter Nele.

CONCLUSÃO: Toda vez que você lembrar-se do nascimento de Cristo entenda que foi um presente de Deus para nós.
A) RECAPITULAR
B) APLICAÇÕES FINAIS: O próprio Deus se fez homem para nos salvar, afim de que crêssemos Nele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário