segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Exposições no Evangelho de Mateus - 7ª Mensagem 4.12-25

TÍTULO: O REI INICIA SEU MINISTÉRIO

TEXTO: Mateus 4.12-25

INTRODUÇÃO: Já aprendemos muito com Mateus até aqui. Na última mensagem aprendemos que: A tentação no deserto demonstrou que Jesus era o Messias qualificado para ser o redentor, capaz de vencer e nos ensinar a vencer os ataques de Satanás com base na Palavra de Deus.
Hoje aprenderemos mais um pouco do quanto nosso Mestre é formidável. Mas antes quero leva-lo a meditar nisso:
Qual a sua postura diante da leitura da Bíblia? Quando você para para ler a Bíblia como você enxerga a Cristo nessa leitura? Sua leitura se limita a apenas ter mais conhecimento para ganhar debates e ser reconhecido como mais inteligente do que outros? Sua leitura se limita a encontrar justificativas para seu pecado? Sua leitura se limita a conhecer histórias de grandes homens do passado e imitá-los? Estudando o livro de Mateus percebo que a leitura que fazemos das Escrituras deve ser em busca de Cristo, assim como pessoas famintas procurando alimento. Não somente a leitura dos Evangelhos, mas a leitura de todas as Escrituras aponta para Jesus. Isso é o que Jesus faz na estrada de Emaús quando Ele, após ressuscitar, encontra dois discípulos seus e começando por Moisés e por todos os profetas, mostra o quanto as Escrituras falavam de Cristo. E sabe o que acontece com o coração dos discípulos? Eles mesmos disseram que enquanto Jesus falava seus corações ardiam.


E a grande ideia do texto que lemos hoje é justamente uma demonstração de quem é Jesus e qual deve ser a nossa postura diante dele.

GRANDE IDEIA:
Jesus é a luz que dissipa as trevas e digno de ser seguido.

PERGUNTA INTERROGATIVA: Como podemos saber disso?
TRANSIÇÃO INICIAL: Mateus nos ensina isso mostrando o início do ministério de Cristo. Ele começa mostrando que uma mudança ocorreu na vida de Jesus para que uma promessa se cumprisse.

PONTO 1 – Jesus é a luz prometida pelos profetas (v. 12 – 17)
A) EXPLICAÇÃO:
V12: Jesus volta para a Galileia após saber que João havia sido preso. Jesus volta para a Galileia porque sabia que a perseguição a Ele iria aumentar. Isso é esclarecido em João 4.1-3. João Batista havia sido preso e o próximo seria Ele. Mas o Evangelho precisa ser anunciado em outros lugares.
V13-16: Um desses lugares era Cafarnaum. E aqui, mais uma vez, Mateus embasa o ministério de Jesus nas promessas Messiânicas. Conforme Isaias 9.1-8, os territórios de Zebulom e Naftali representavam o Reino do Norte com um todo. Eram também os territórios onde Jesus cresceu e muitas vezes ensinava. As terras de Zebulom e Naftali iriam ver uma grande luz. E essa grande luz chega, é Jesus!
V.17: A luz chega proclamando uma mensagem que não era nova! Era a mesma mensagem de João Batista: Arrependei-vos. Sem arrependimento não há como fazer parte do Reino dos céus.

B) ILUSTRAR:
Uma imagem que compartilhei essa semana dizia o seguinte:
Noé=Arca
Jeremias=Calabouço
Daniel=Cova dos Leões
João Batista=Decapitado
Não foi por pregar bênçãos e sim por dizer ARREPENDEI-VOS.

C) APLICAR: Jesus é a única luz que precisamos. A escuridão do nosso coração só é banida quando Jesus começa a fazer parte da nossa vida. Quando enxergamos essa luz, ela mostra a escuridão que há em nós e nosso dever é nos arrependermos. Deus requer de nós isso, arrependimento. Tanto para praticarmos quanto para pregarmos a necessidade disso. É uma ênfase dada pela Palavra.

GRANDE IDEIA:
Jesus é a luz que dissipa as trevas e digno de ser seguido.

PONTO 2 – Os primeiros discípulos seguem a Jesus (v. 18 – 22)
A) EXPLICAÇÃO:
V 18: Jesus começa a andar junto ao mar da Galileia e ver dois irmãos já conhecidos seu. Esse não era o primeiro encontro deles. Em João 2.35-51 narra o dia em que eles passaram o dia juntos. Mas o convite agora é mais profundo. Agora não é só para passar mais um dia com o Mestre e voltar para casa. Agora é para ficar com o mestre em todo tempo. Ser discípulo, segui-lo.
VINDE APÓS MIM * significa 'Sede meus discípulos O discipulado rabínico requeria um contato direto e íntimo o com o mestre, para que aquele pudesse aprender por observação. e não meramente por preceito.
V 19, 21: Eles iriam segui-lo para se tornarem pescadores de homens. Jesus mostra a missão que eles teriam utilizando de uma metáfora para que não restasse dúvidas acerca do que implicava aquele chamado.
V 20, 22: Os discípulos não pensam duas vezes. Vão atrás do Mestre.

B) ILUSTRAR:

C) APLICAR:
O Senhor ainda chama seus discípulos hoje. Devemos ser discípulos de Cristo. Ouvir a voz do Mestre e deixar tudo aquilo que possa nos impedir. Devemos estar cientes de que o chamado dele implica em uma missão, que é pescar homens para o Reino de Deus.

GRANDE IDEIA:
Jesus é a luz que dissipa as trevas e digno de ser seguido.


PONTO 3 – Grandes multidões vão atrás de Jesus para serem curadas e libertas (v. 23 – 25)
A) EXPLICAÇÃO:
Jesus avança mais no seu ministério, primeiro ele começa pregando a mensagem sozinho, depois convoca discípulos e agora multidões começam a ir em busca dele. Jesus estava operando milagres, cura e libertações entre a multidões. As trevas estavam sendo dissipadas. O povo que estava na região e sombra da morte estava vendo a luz de Cristo brilhar entre eles.

B) ILUSTRAR:

C) APLICAR: Curas, libertações, milagres e maravilhas em si só não são nada. O objetivo de todas as coisas é mostrar que somente Cristo é a luz que brilha. É fazer com que as pessoas corram para essa Luz. O milagre em nossa vida é bom e devemos buscar, mas de que adianta recebermos um milagre ou cura para nossa vida material e nossa alma ir para o inferno?
Tudo deve apontar para Jesus:
Os milagres apontam para Jesus; As libertações apontam para Jesus; As curas apontam para Jesus;
Portanto, é a Ele que devemos seguir e não aos que usam disso para tomarem a glória de Cristo e se autopromoverem diante dos homens.

GRANDE IDEIA:
Jesus é a luz que dissipa as trevas e digno de ser seguido.

CONCLUSÃO
A) RECAPITULAR:
Jesus é a luz que brilha na escuridão do nosso coração e deste mundo. Quando enxergamos essa luz nossos pecados ficam as vistas e nosso dever é nos arrependermos.
Jesus nos chama para sermos seus discípulos que tem uma missão de segui-lo e pescar outros para o Seu Reino.
A demonstração do seu poder aponta para Ele e não para nós.

B) APLICAÇÕES FINAIS:
Jesus é a luz que nos chama ao arrependimento, para segui-lo e demonstrar seu poder para glória dele entre as pessoas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário