segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Exposições no Evangelho de Mateus - 4ª Mensagem 2.13-23

TÍTULO: O REI É PERSEGUIDO

TEXTO: Mateus 2.13 - 23

INTRODUÇÃO: Já duvidou se Deus seria capaz de cumprir alguma de suas promessas? Será que o que Deus prometeu através dos profetas realmente aconteceria? Será que homens poderosos podem frustrar os planos de Deus?
Por mais que as circunstâncias sejam desfavoráveis aos propósitos de Deus e se levantem homens poderosos, Sua vontade permanece firme e inabalável.

FRASE DE TRANSIÇÃO: É isso o que veremos hoje:

GRANDE IDEIA: Jesus sofreu grande oposição desde sua infância, mas o plano de Deus em salvar o homem permanece inabalável.


Mateus relata cada uma das citações do Antigo Testamento confirmando as reivindicações messiânicas de Jesus.

PONTO 1 – A fuga para o Egito mostra o cuidado providencial de Deus para com o seu povo (2.13-18).
A) EXPLICAÇÃO:
            Novamente um anjo aparece a José em sonho trazendo um aviso de Deus para ele. Dessa vez a notícia não seria das melhores. O rei da Judéia iria procurar o menino para matá-lo.
            Mas José como sempre é narrado por Mateus, obedece a Deus. No mesmo instante, ainda pela noite, ele pega Maria e Jesus e vão para o Egito.
            O cuidado providencial de Deus é abordado claramente por Mateus aqui. O Deus que havia estado com o povo de Israel, era o mesmo que estava cuidando de José e sua família.
            Jesus era o Israel perfeito. Israel foi um filho rebelde, Jesus foi obediente em tudo Israel falhava na sua missão de levar luz aos povos, mas Jesus a cumpriu perfeitamente.

B) APLICAR:
            José poderia ter reclamado para Deus e questioná-lo por fazer passarem por tantas coisas ruins, mas ele apenas obedeceu ao Senhor. Já era um privilégio grande demais para José cuidar daquele que ia fazer pó r ele a maior obra de todos os tempos.
            Deus tem cuidado do seu povo. Deus tem cuidado de nós. Jamais pensemos que Deus não está presente nos momentos de perigo. Nada acontece fora da vontade de Deus.
            Jesus é o filho perfeito de Deus que faria o que Israel jamais conseguiu. Ele trouxe luz para nós, nos trouxe a salvação.

Repetir a TESE: Jesus sofreu oposição desde sua infância, mas o plano de Deus em salvar o homem permaneceu firme e permanecerá até seu cumprimento pleno.

PONTO 2 – A oposição sanguinária de Herodes mostra que ao plano de Deus jamais seria frustrado (2.16-18).
A) EXPLICAÇÃO:

Quem era esse Herodes? Ele Herodes representa um governo ímpio e cruel.
            A sua crueldade era evidente na forma como lidava com as situações, executou 46 membros do sinédrio, por procurarem fazer valer a lei mosaica em assuntos seculares, levando assim a uma evidente separação entre o poder político e religioso, assim reduziu o sinédrio ao poder religioso. Mesmo no seio da família promoveu grandes massacres: matou a sua segunda esposa de dez delas de nome Mariane, matou três filhos (Alexandre, Aristóbulo e Antípatro), mato a sogra Alexandra e mandou afogar o cunhado. Esse Herodes é quem faz essa crueldade.
            Mateus assemelha este episódio com o cativeiro do povo de Israel. As mães que ficavam choravam pela morte de seus filhos e outras pela escravidão que sofreriam debaixo do julgo da Assíria e da Babilônia. Raquel, mulher de Jacó, é citada como uma representante dessas mães.
            Apesar deste acontecimento triste protagonizado por Herodes, Deus continua com seu plano para realizar.           

C) APLICAR: A igreja de Deus tem sofrido muito ainda e continuará sofrendo debaixo de governos ímpios. Mas isso não deve ser motivo para desanimarmos, Deus tem estado à frente de tudo. Devemos esperar no cuidado soberano do nosso Deus.
            Por mais que queiram tirar nossa vida, jamais nos tirarão a fé.

Repetir a TESE: Jesus sofreu oposição desde sua infância, mas o plano de Deus em salvar o homem permaneceu firme e permanecerá até seu cumprimento pleno.

PONTO 3 – A fixação da família de Jesus em Nazaré prepara o caminho para o desprezo que Israel eventualmente devotaria ao Rei (2.19-23).

A) EXPLICAÇÃO: Herodes morre e José é avisado para voltar para Israel. Arquelau era filho de Herodes e, assim como o pai, mostrava-se como um governante cruel. Por isso, José ficou com receio de ir para Judéia, mas Deus o direciona para uma região da Galileia, chamada Nazaré.
            Esta cidade chamada Nazaré era desprezada pelos Judeus. Ela não tinha tanta representatividade para o povo. — Nazaré. Por ser tão insignificante que jamais foi citado no Antigo Testamento, esse vilarejo era considerado o local mais incomum para o Messias ser criado 0o 1.45,46). Era o local onde as tropas romanas se reuniam no norte da Galiléia, e todos os que viviam ali eram suspeitos de compactuar com o inimigo.
                                 
C) APLICAR: Nazaré representou para Jesus o desprezo que ele sofreria. Mas ao mesmo tempo isso ele nos dá uma grande lição de humildade. O rei dos Judeus viveu na cidade mais desprezada pelo povo. Que possamos aprender que o que mais importa não são as coisas deste mundo. Glórias, honras e riquezas são coisas que passam e isso não deve se tornar o alvo da nossa vida. Nem chegar ao ponto de deixarmos a Deus de lado por elas.
Que acima de tudo, nos esforcemos para imitar a humildade de Jesus. O orgulho é o mais antigo e mais disseminado dos pecados. A humildade é a mais rara e mais bela de todas as virtudes.

CONCLUSÃO:
A fuga para o Egito mostra o cuidado providencial de Deus para com o seu povo (2.13-18).
A oposição sanguinária de Herodes mostra que ao plano de Deus jamais seria frustrado (2.16-18).

A fixação da família de Jesus em Nazaré prepara o caminho para o desprezo que Israel eventualmente devotaria ao Rei (2.19-23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário