segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Exposições no Evangelho de Mateus - 6ª Mensagem 3.13–17/4.1-11

TÍTULO: O REI É INVENCÍVEL

TEXTO: Mateus 3. 13 – 17 / 4.1-11

INTRODUÇÃO: Mateus passou muito tempo ao lado de Jesus durante o ministério do Mestre. Sendo um apóstolo, Mateus viu Jesus operando vários milagres, curando os doentes, expulsando demônios, dando vista aos cegos e vida aos mortos. Mas nesse texto que iremos abordar, Mateus não estava presente. Assim como nenhum dos outros apóstolos. Jesus estava sozinho, humanamente falando, e foi levado pelo espírito ao deserto para passar pela sua primeira prova. O deserto foi o local escolhido por Deus para provar o coração do povo de Israel após tirá-los da escravidão que estavam no Egito, mas o povo falhou no deserto e não conseguiu entrar na terra prometida. Novamente Deus estava levando alguém ao deserto para prová-lo e esta pessoa era Jesus, o Rei que estava prestes a iniciar o maior ministério do universo. Mesmo sendo divino, Jesus não se colocou numa posição privilegiada, mas aceitou a provação e utilizando-se da maior arma que está a nossa disposição, que é a Palavra de Deus, Ele vence o adversário.

PERGUNTA INTERROGATIVA: Olhando para a tentação de Jesus o que podemos tirar como lição para não errarmos quando passarmos pelo deserto da tentação?


GRANDE IDEIA: A tentação no deserto demonstrou que Jesus era o Messias qualificado para ser o redentor, capaz de vencer e nos ensinar a vencer os ataques de Satanás com base na Palavra de Deus.

PERGUNTA INTERROGATIVA: Olhando para a tentação de Jesus o que podemos tirar como lição para não errarmos quando passarmos pelo deserto da tentação?
TRANSIÇÃO INICIAL: Veremos as três artimanhas utilizadas pelo inimigo para fazer com que Jesus pecasse e como o Senhor Jesus venceu.

PONTO 1 – Jesus foi tentado a agir independentemente de Deus (v. 1 – 4)
A) EXPLICAÇÃO: Podemos observar no início do verso 1 que o próprio Espírito foi quem conduziu Jesus ao deserto (v.1), e a finalidade era realmente passar pela tentação. No momento da primeira artimanha do diabo, Jesus encontrava-se fraco fisicamente (v.2), pois há quarenta dias e quarenta noites ele estava sem comer, jejuando. É justamente aproveitando-se da fraqueza humana de Jesus que o diabo investe veementemente contra o Senhor. Com uma sutil afronta ele desafia a Jesus transformar pedras em pães para saciar sua fome (v.3). Dessa forma o inimigo queria fazer com que Jesus agisse de forma totalmente independente de Deus. Mas Jesus rebate as palavras de Satanás mostrando que existe um alimento mais valioso e necessário para o homem do que o alimento físico (v.4), esse alimento é o espiritual, a Palavra de Deus.

B) ILUSTRAR: Adão e Eva podiam se saciar de todas os frutos oferecidos no jardim do Éden. As frutas mais suculentas e saborosas estavam naquele jardim, mas o desejo de agir fora dos padrões estabelecidos por Deus fez com que eles desobedecessem a Deus comendo da única fruta que não lhes era permitido. Assim como o diabo tentou Adão e Eva para agirem independentemente do que Deus havia lhes falado, ele tentou Jesus. A questão não era simplesmente a coisa, mas o sentimento de independência de Deus em Jesus fazer sua própria vontade.
C) APLICAR: Deus, em muitos momentos da nossa vida, irá permitir que passemos por momentos de provação, não com o objetivo de nos ver padecendo nas mãos do inimigo, mas por querer nos ensinar e nos aperfeiçoar em nossa caminhada.
Devemos ter cuidado com nossas fraquezas, pois é através delas que o inimigo tentará ganhar terreno na nossa vida.
Para suprir nossas fraquezas o inimigo nos desafiará a desobedecer aos preceitos de Deus.
A Palavra de Deus deve ser nosso alimento diário, pois somente ela supri totalmente todas as nossas fraquezas.

Repetir a TESE: A tentação no deserto demonstrou que Jesus era o Messias qualificado para ser o redentor, capaz de vencer e nos ensinar a vencer os ataques de Satanás com base na Palavra de Deus.

PONTO 2 – Jesus foi tentado a duvidar da fidedignidade de Deus (v. 5 – 7)
A) EXPLICAÇÃO: O diabo agora leva Jesus ao topo do templo de Jerusalém e faz a sua segunda tentativa (v.5). Utilizando-se erradamente da Palavra de Deus o inimigo incita Jesus a duvidar da fidelidade de Deus (v.6). Mas novamente, Jesus rebate o inimigo usando a Palavra e aplicando corretamente o que diz nas Escrituras (v.7).
B) ILUSTRAR: Todo bebê, quando está nos braços da mãe, sente-se totalmente protegido. Até passando por um momento de perigo a criança não se amedronta e sente-se segura só por está nos braços materno. Não há como fazer uma criança duvidar disso, é como se fosse instinto, uma certeza que argumentação nenhuma irá lhe fazer duvidar dessa proteção. Jesus confiava em Deus dessa forma, nada do que satanás lhe falasse iria fazer com que ele duvidasse da fidelidade de Deus.
C) APLICAR: O diabo não tentou Jesus somente uma vez, ele insistiu com o mestre e o que dirá comigo e com você.
Devemos estar firmes nas promessas de Deus descritas na Sua Palavra, o inimigo nos tentará a duvidarmos delas, mas fiel é o que prometeu.
A Palavra de Deus, assim como uma arma, ela precisa ser manejada da forma correta, os falsos mestres tentarão nos enganar, mas devemos conhecer bem a Palavra para não cairmos em ensinos do diabo.

Repetir a TESE: A tentação no deserto demonstrou que Jesus era o Messias qualificado para ser o redentor, capaz de vencer e nos ensinar a vencer os ataques de Satanás com base na Palavra de Deus.

PONTO 3 – Jesus foi tentado a ignorar a majestade gloriosa de Deus (v. 8 – 11)
A) EXPLICAÇÃO: Satanás leva Jesus a um lugar alto e mostra-lhe reinos e glórias, a intenção dele era fazer com que Jesus ficasse vislumbrado com o brilho da glória do mundo (v.8).Ele oferece toda a glória mundana a Jesus mediante o reconhecimento do seu senhorio e adoração. O diabo queria escravizar Jesus, queria tornar Jesus um súdito, queria fazer com que Jesus trocasse a glória de Deus pela glória terrena (v.9). Mas o Senhor não se deixou vislumbrar pelas glórias passageiras, mais uma vez Ele se mostra firme na Palavra de Deus e além de expulsar o inimigo Ele reconhece que a verdadeira glória e majestade só pertencem a Deus, o único Rei e Dono do universo (v.10). E como Deus sempre é fiel envia os anjos para servirem e fortalecer o Filho do Homem.
C) APLICAR: O inimigo sempre tentará colocar os prazeres, alegrias e glórias do mundo diante dos nossos olhos, sempre nos oferecerá os pratos saborosos do pecado na nossa mesa.
Nossos olhos devem sempre ficar firmes em Deus, somente assim, não trocaremos a beleza majestosa de Deus por um gole do pecado.
Devemos ter convicção de que a verdadeira glória e majestade só pertencem a Deus, nossa vida está entregue nas mãos do único Deus que é digno de toda nossa adoração.

Repetir a TESE: A tentação no deserto demonstrou que Jesus era o Messias qualificado para ser o redentor, capaz de vencer e nos ensinar a vencer os ataques de Satanás com base na Palavra de Deus.

CONCLUSÃO
A) RECAPITULAR: Assim como o inimigo fez com Jesus, ele nos tentará a agir independentemente dos preceitos de Deus, a duvidarmos da fidedignidade de Deus e a ignorar a glória e a majestade de Deus.

B) APLICAÇÕES FINAIS: Que através do exemplo de Jesus, possamos vencer as artimanhas do inimigo através da Palavra de Deus. Que nossa caminhada cristã seja regada pela leitura e meditação das Escrituras, que nosso alimento seja a Palavra para que assim nos tornemos guerreiros fortes em Deus e aptos para lutarmos contra o exército das trevas e sairmos vitoriosos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário