segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Exposições no Evangelho de Mateus - 9ª Mensagem 5.1-12

TÍTULO: AS BEM-AVENTURANÇAS  

TEXTO: MATEUS 5.1-12

INTRODUÇÃO:
Convido você a pensar um pouco comigo acerca do texto que leremos. Já conhecemos um pouco das mensagens anteriores no sermão do monte, mas agora vamos detalhar cada parágrafo do sermão do Senhor.
Jesus havia iniciado seu ministério. Antes do sermão do monte Jesus estava curando e fazendo o bem entre o povo de tal forma que uma grande multidão o seguia. As “multidões” são as mencionadas em 4.23-25.
E aqui quero chamá-lo a entender algo que Mateus vai tentando fazer ao longo do seu Evangelho e já conseguimos enxergar isso  partir do sermão do monte.
Foi um Evangelho direcionado aos judeus e que era uma das grandes personalidades? Moisés. Mateus vai direcionar Jesus como o novo Moisés.
Assim como Moisés:
Jesus foi para o Egito para não morrer. Moisés já nasceu no Egito para não morrer.
Jesus foi perseguido ao nascer por Herodes e Moisés por Faraó.
Jesus foi para o deserto. Deus levou Moisés e todo o povo de Israel para o deserto.
Jesus passou 40 dias. Moisés também passou 40 anos no deserto com o povo e 40 dias com Deus no monte.
E agora vemos Jesus subindo a um monte para ensinar ao povo e interpretar corretamente a Lei, assim como Moisés subiu no monte para dar a Lei de Deus para o povo.


Assim como um dia todo o povo estava diante de Moisés para ouvir a Lei de Deus, da mesma forma todo o povo estava ali diante de Jesus, o Moisés perfeito. E hoje estamos aqui também reunidos diante da Palavra de Jesus para ouvir Sua vontade para nós.
Leiamos o texto: Mateus 5.1-12

GRANDE IDEIA GERAL: O sermão do monte expõe nossa miséria espiritual e nos conduz para Jesus.
GRANDE IDEIA ESPECÍFICA: Os verdadeiros cidadãos do Reino são bem-aventurados, manifestam um novo caráter e desfrutam das bênçãos prometidas.

TRANSIÇÃO INICIAL: Agora analisaremos os versos 1 – 12 que nos mostram o perfil dos verdadeiros cidadãos do Reino.

PONTO 1 – Jesus é o grande Mestre (v. 1 – 2)
A) EXPLICAÇÃO: 
Cenário: As “multidões” são as mencionadas em 4.23-25. Aqui Jesus permanece no auge de sua popularidade. A luz está brilhando em meio as trevas e todos vão atrás da luz.
Subiu a um monte: Mateus vai apresentando Jesus como uma espécie de segundo Moisés. Isso acontece em 2.13 (Herodes manda matar os meninos fuga para o Egito), 15 (saída do Egito), 4.1-11 (Deserto).

Assentou-se: “Ex cathedra”. Na cultura daquele tempo o mestre costumeiramente sentava para ensinar. Quando sentava todos deveriam ficar atentos.

Seus discípulos aproximaram-se dele: Os discípulos foram para mais perto enquanto as multidões ficaram ouvindo um pouco mais de longe. A multidão era inconstante. As multidões que queriam fazer de Jesus Rei, mais tarde, estavam levando ele para a cruz.
As Bem-aventuranças: “Makarios” ( " abençoado " ) descreve um crente em posição invejável de receber as provisões de Deus (favor) - que (literalmente) estende ( " tornam muito tempo, grande " ) Sua graça ( benefícios ). Não pode ser entendida como feliz no sentido de sentimento, mas descreve o homem que é singularmente favorecido por Deus. Bem-sucedido. 

C) APLICAR: Jesus foi o enviado por Deus com o ensino verdadeiro e correto acerca de Deus. Ele trouxe a revelação máxima. Jesus trouxe a verdadeira interpretação da lei de Moisés.
Por isso, devemos dar ouvidos ao nosso Mestre. Estar atento as Suas palavras. Esso é o requisito básico dos verdadeiros cidadãos do Reino. É estar próximo de Jesus. Assim como os discípulos, devemos nos aproximar Dele.
E assim, Ele fará de nós pessoas bem-sucedidas. Bem-aventuradas, abençoadas. Estaremos numa posição que ao mundo não vai parecer muita coisa, mas para Deus é o que realmente vai importar.  

GRANDE IDEIA ESPECÍFICA: Os verdadeiros cidadãos do Reino são bem-aventurados, manifestam um novo caráter e desfrutam das bênçãos prometidas.

PERGUNTA INTERROGATIVA: Quais são essas bem-aventuranças?
PONTO 2 – As bem-aventuranças em relação à Deus (v. 3 – 6)
A) EXPLICAÇÃO: 
O homem bem-sucedido = Bem-aventurado
1.            Pobres de espírito: não tenho recurso para mostrar justiça diante do Rei, estou quebrado, minha conta está negativa. Eu não tenho condições em mim mesmo. Pedro disse “retira-te de mim, pois sou homem pecador” Lc. 5.8. Paulo chama a se mesmo de “o principal dos pecadores”. Sem orgulho pessoal.
2.            Os que choram: Choram pela sua miséria, pelo seu estado. Choro de Paulo em Rm. 7.
3.            Os mansos: ninguém é capaz de ser manso se não for pobre de espírito e quebrantado. 1Pe 2.22,23. Baixam a bola. Abrem mão dos seus direitos.
4.            Fome e sede de justiça: Não temos essa justiça. Depois do choro vem a fome e sede. Somos destituídos de justiça própria.
B) ILUSTRAR: O fariseu e o publicano, conforme Lc 18.9-14.

GRANDE IDEIA ESPECÍFICA: Os verdadeiros cidadãos do Reino são bem-aventurados, manifestam um novo caráter e desfrutam das bênçãos prometidas.

PONTO 3 – As bem-aventuranças em relação ao outro (v. 7 – 12)
A) EXPLICAÇÃO: 
5.            Misericordiosos: Os anteriores fazem com que nós tratemos uns aos outros com graça e tolerância.
6.            Limpos de coração: Somente Deus pode nos dar um coração limpo. Isso através do Seu Espírito que habita em nós.
7.            Pacificadores: Promovem a paz. São pacificadores por levar o Evangelho aos inimigos de Deus.
8.            Perseguidos: Aqueles que pregam o Evangelho e anunciam aos homens pecadores que devem se reconciliar com Deus través de Jesus Cristo, serão perseguidos. Todos os que querem viver piamente em Cristo, padecerão perseguições. Essa foi a palavra de Paulo à 2Timóteo 3.12.

GRANDE IDEIA ESPECÍFICA: Os verdadeiros cidadãos do Reino são bem-aventurados, manifestam um novo caráter e desfrutam das bênçãos prometidas.

CONCLUSÃO
A) RECAPITULAR: Quando vemos que nada somos e vamos ao pó, humilhados e destruídos. Jesus vem e nos abraça, nos ajoelhamos aos pés Dele, Ele nos veste com as roupas da justiça Dele, nos enche com o Espírito Santo, limpa nosso coração e nos dar o Seu Reino!  
Essa nova vida é uma vida abençoada, bem-aventurada, bem-sucedida! E cada vez mais nosso maior desejo é de ser parecido com Ele, ser igual a Ele, imitar a vida dele e amá-lo com toda a força do nosso ser.
B) APLICAÇÕES FINAIS:
Os verdadeiros cidadãos do Reino, que são aqueles que vão para os pés de Cristo, manifestam as bem-aventuranças, enxergando que não são nada a não ser pobres de espírito;
Choram pela sua miséria espiritual, mas Deus os consolam;
Se tornam mansos não exigindo direito algum de Deus, porque sabem que não são dignos, mas Deus lhes dar a terra prometida;
São sedentos e famintos pela sua justiça que não têm, mas sabem que Cristo pode dar;
Se tornam misericordiosos porque Deus os tratou e tratará com misericórdia;
Se tornam limpos de coração pelo Espírito de Deus que neles habita e um dia verão a Deus;
São pacificadores e buscam promover a paz, pois seu coração é manso e serão chamados filhos de Deus;
E eles serão perseguidos porque o mundo os odeia, mas mesmo assim, eles se alegram em Deus.


Que Jesus seja tudo em nós. Que ele seja o centro e que Deus nos ajude a ser realmente como Ele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário